14 de Maio de 2021

Soteropolitano aposta em 'suingue' da Bahia para se destacar no Super Dança dos Famosos

Soteropolitano aposta em 'suingue' da Bahia para se destacar no Super Dança dos Famosos

Nascido e criado em Salvador, o dançarino e coreógrafo Adeilton Ribeiro está entre os profissionais escolhidos para estrelar, no palco do Domingão do Faustão, a edição especial da Dança dos Famosos ao lado de Viviane Araújo. A competição começa no próximo domingo (16).
 
Apaixonado pela arte de dançar desde os 15 anos de idade, o soteropolitano já se apresentou em vários países de quatro continentes diferentes: Ásia, África, Europa e América. O profissional conta que se apaixonou pela profissão ao presenciar vários adolescentes se apresentando no bairro de Macaúbas, em Salvador. A partir daí, o baiano se encontrou com a arte e nunca mais parou.
 
Ainda na época, ele foi descoberto pelo professor Sivaldo Tavares, que o levou para a companhia de dança Balé Folclórico da Bahia. "[Lá] tive contato com técnicas de danças que jamais eu imaginaria que existia", relembra Ribeiro que, através da companhia, teve a oportunidade de realizar turnês pelo mundo. Anos depois, após um período de dois anos trabalhando e morando na França, Adeilton resolveu voltar para o Brasil. Ele explica que voltou às terras brasileiras para que sua "arte fosse reconhecida" em seu país.
 
Já no Brasil, o jovem se hospedou em São Paulo, onde está há nove anos. "Eu não queria voltar para Salvador porque [na cidade] existe um negacionismo com a arte, com a dança. Eu queria fazer coisas novas. Foi aí que me arrisquei a ficar", explica o baiano.
 
Apesar de estar há quase uma década na capital paulista, Adenilton garante que visita a capital baiana pelo menos seis vezes ao ano. "Independentemente de estar morando em outra região, eu nunca vou perder a minha essência. Todos os anos eu vou visitar minha família, meus amigos e fazer aula de dança. Encontrar meu povo".
 
Quando ele morava na terra natal, teve a oportunidade de participar de produções de grandes artistas da região como Léo Santana, Ivete Sangalo e com as bandas Filhos de Jorge e Psirico. Em São Paulo, além de apresentar musicais, entre 2017 e 2018 o soteropolitano participou do quadro 'Ding Dong', no Domingão do Faustão. Além disso, Ribeiro também realizou diversos trabalhos em outras emissoras de TV.
 
"Todo bailarino quer ser reconhecido, quer ser visto. [Depois de] estar no Faustão com o maior telecomunicador da televisão brasileira, sendo visto por várias pessoas, as coisas começaram a ter outra projeção em minha vida", diz o dançarino. "As autoridades não dão importância para a arte. A gente que dança sempre carrega uma batalha árdua de sobrevivência. Mas não devemos desistir", completa.  
 
Ribeiro conta que participar da 'Super Dança dos Famosos', principalmente num momento em que a classe artística se encontra limitada por conta da pandemia do novo coronavírus, é a realização de um sonho. "Em 2021 eu recebi o convite para fazer o 'Super Dança dos Famosos', o quadro mais importante da TV Brasileira relacionado à dança. Não tenho como mensurar a grande importância e felicidade em estar fazendo esse quadro. É o reconhecimento de toda batalha e de toda luta que enfrentei para estar aqui. Está sendo uma grande oportunidade de falar da minha terra, falar do meu povo", comemora o artista.
 
Na disputa pelo primeiro lugar na competição, ele garante que vai dar um toque baiano às suas apresentações. "Vou sempre colocar um pouco do meu suingue, do que aprendi na Bahia, do que eu tenho como essência. Eu acho que isso vai ser o meu diferencial. Estou apostando muito nisso".
 
Adeilton também pontua a responsabilidade que vai carregar ao ser par de Viviane Araújo, vencedora do quadro em 2015. "Por ela ter sido campeã tem um ponto positivo: ela já sabe como acontece o quadro, apesar das mudanças. Mas é carregar uma responsabilidade, é trabalhar duro e se dedicar ao máximo para fazer um excelente trabalho. Independe do resultado, eu quero mostrar para o Brasil que o soteropolitano também pode estar nesse lugar e fazer um ótimo trabalho", disse.


Tags Relacionadas

soteropolitano, aposta, suingue, bahia, para, destacar, super, dança, dos, famosos,

14 de Maio de 2021

Após 'caso Isa Penna', deputada quer paridade de gênero no Conselho de Ética da AL-BA

Após 'caso Isa Penna', deputada quer paridade de gênero no Conselho de Ética da AL-BA

O caso da parlamentar paulista Isa Penna (PSOL), que teve seus seios apalpados pelo colega Fernando Cury (Cidadania) durante uma sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), está mobilizando mudanças também no parlamento baiano. Deputadas estaduais da Bahia tentam emplacar a paridade de gênero no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em uma iniciativa para inibir que violências semelhantes ocorram na Casa. 
A proposta visa alterar a resolução que estabelece o Código de Ética e Decoro Parlamentar, para instituir a igualdade do número de homens e de mulheres no Conselho, tanto entre os oito membros titulares quanto entre os oito suplentes. O projeto é assinado por todas as 10 deputadas da AL-BA, além de outros 13 deputados.
 
A baixa representatividade feminina na política é uma constância, se repetindo ano após ano nas casas legislativas municipais, estaduais e federais. Mesmo sendo a maior parte da população baiana e brasileira, as mulheres são apenas 10 dos 63 deputados estaduais na AL-BA.
 
Fabíola Mansur (PSB), a única representante feminina na atual formação do Conselho de Ética da AL-BA, avalia que a mudança pode assegurar um ambiente mais seguro para as mulheres, inibindo a violência e garantindo decisões mais justas em casos como o de Isa Penna na Alesp.
 
Para a socialista, a penalidade de suspensão por seis meses aplicada ao deputado paulista foi branda. "Naquele caso da deputada Isa Penna, que foi vítima de importunação sexual no processo de quebra de decoro, eram oito homens e uma mulher. Era uma coisa extremamente masculina. No processo de apuração, ela sofreu novas violências e a pena foi aquém do delito", comentou, em entrevista à imprensa.
 
Segundo Fabíola, a repercussão do caso em São Paulo provocou uma movimentação grande nos parlamentos estaduais de todo o Brasil, por uma busca de maior igualdade de gênero nas casas legislativas. "A partir disso, começou um movimento nos Conselhos de Ética pelo país, para que haja paridade de gênero. A gente vai tentando criar espaços, para que aumente a representatividade das mulheres", continuou Fabíola.
 
A deputada do PSB ressaltou ainda que, apesar do Conselho de Ética não apurar apenas casos relativos a violência contra as mulheres, a paridade de gênero é justa e necessária. "Afinal de contas, somos maioria na população", disse.
 
O projeto de resolução precisa de aprovação no plenário da AL-BA.


Tags Relacionadas

após, caso, isa, penna, deputada, quer, paridade, gênero, conselho, Ética, al-ba,

14 de Maio de 2021

Vilas-Boas vê especulações para candidatura como naturais e não afasta possibilidade

Vilas-Boas vê especulações para candidatura como naturais e não afasta possibilidade

Diante da grande visibilidade que ganhou durante a condução da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) na pandemia da Covid-19, o nome de Fábio Vilas-Boas tem estado no centro de especulações sobre a possibilidade de uma candidatura em 2022. O próprio secretário reconhece como natural essas teorias e conjecturas. Ele ainda não admite que vai pleitear um cargo eletivo nas eleições do ano que vem, mas também não nega ou afasta a possibilidade.
 
O secretário tem a seu favor, além do longo período no comando da Sesab, um grande capital político adquirido com o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A crise sanitária, que impactou a vida das pessoas de tantas formas, deve ser um fator determinante também nas eleições do ano que vem, na avaliação de especialistas.
 
O cientista político e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Cláudio André Souza, acredita que se o período eleitoral de 2018 foi marcado pela ascensão de figuras ligadas a segurança, o de 2022 será pelos personagens ligados à Saúde e ao enfrentamento da Covid-19. Em se tratando de eleição, a pandemia pode acabar sendo uma espécie de atalho para os gestores da saúde decolarem na carreira política.
 
De acordo com Vilas-Boas, ele entrou na política como técnico, a convite do governador Rui Costa (PT), e não com objetivo eleitoral. Mas reconheceu que no momento oportuno vai conversar com Rui para definir a entrada na vida política partidária.
 
O titular da Saúde baiana não é sequer filiado a um partido político, mas não por falta de convite. "Os convites sempre aparecem, de vários partidos, e fico honrado com eles, o que demonstra o reconhecimento do trabalho que vem sendo executado na Secretaria da Saúde da Bahia", confessou.
 
O nome do secretário chegou a ser ventilado como pré-candidato à prefeitura de Salvador antes das eleições municipais de 2020. Na época ele negava ter intenções de se candidatar a um cargo eletivo.


Tags Relacionadas

vilas-boas, especulações, para, candidatura, como, naturais, não, afasta, possibilidade,

14 de Maio de 2021

Reembarque de Kaio Moraes na prefeitura teve resistência do próprio ACM Neto

Reembarque de Kaio Moraes na prefeitura teve resistência do próprio ACM Neto

Mesmo não tendo substituído a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), na Secretaria de Governo (Segov), o ex-chefe de gabinete do ex-prefeito ACM Neto (DEM), Kaio Moraes, vai assumir a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (leia mais aqui). No entanto, Neto se mostrou inicialmente resistente a "ceder" seu braço direito à gestão soteropolitana com receio de dar a entender que é ele quem dá as cartas no Palácio Thomé de Souza.
 
O BN apurou que um encontro entre Neto e Bruno na última quarta-feira (12), em Brasília, selou a volta de Kaio ao secretariado da prefeitura de Salvador. Contudo, a possibilidade já vinha sendo aventada nos bastidores pelo prefeito da capital.
 
Na conversa, chegou-se a conclusão que o embarque de Kaio no antigo cargo ocupado por Luiz Galvão na pasta - este foi exonerado após o rompimento entre o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), e Neto e, agora, integra a pasta federal (leia mais aqui) - pode ser benéfico para o projeto eleitoral do ex-prefeito de Salvador, que é virtual candidato ao governo da Bahia, e também para a avaliação da gestão de Bruno.
 
A avaliação é que Kaio tem um perfil semelhante ao de Galvão na articulação política junto a líderes comunitários, diferente de Humberto Viana, que ocupa o cargo atualmente e é reconhecido por características mais técnicas que políticas. Com isto, na visão dos democratas, haveria um ponto fundamental para difundir a popularidade de Bruno em diferentes locais de Salvador, o que, automaticamente, manteria o fortalecimento de Neto, seu antecessor e padrinho político.
 
Ainda de acordo com apuração do BN, outro fator que deixou o presidente do DEM receoso à princípio foi o fato de perder um dos principais auxiliares na construção da sua candidatura para o próximo ano. Nome de confiança de Neto, Kaio vem participando das agendas políticas realizadas pelo dirigente democrata desde que ele deixou o Palácio Thomé de Souza. Por conta disto, a tendência é que ele permaneça no posto apenas até o primeiro semestre do próximo ano, quando a campanha eleitoral deve começar a tomar corpo formalmente.


Tags Relacionadas

reembarque, kaio, moraes, prefeitura, teve, resistência, próprio, acm, neto,

13 de Maio de 2021

Após triunfo, Dado cita 'variáveis' e não vê anormalidade em placar magro do Bahia

Após triunfo, Dado cita 'variáveis' e não vê anormalidade em placar magro do Bahia

O Bahia venceu o Guabirá por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (13) e assumiu a liderança do Grupo B da Copa Sul-Americana. Questionado sobre a atuação e o placar magro diante do adversário da Bolívia, o técnico Dado Cavalcanti lembrou a dificuldade para "virar a chave" após o título da Copa do Nordeste e negou que esperasse por facilidades diante do adversário.
 
"Muitas variáveis estão expostas no jogo de hoje. Fomos campeões no sábado, tiveram festejos, celebraçoes e apenas um dia de treinamento. A mudança de chave é muito difícil. Chegou ao meu conhecimento que o Bahia nunca ganhou após um título de Copa do Nordeste e hoje nós fizemos. Essas são as variáveis. Talvez existisse a expectativa por ter vencido o primeiro jogo por 5 a 0, nós enfrentaríamos facilidades. Eu sabia que não. Foi um jogo lutado, como deve ser. Não houve nada de anormal", disse.
 
Para este jogo, o comandante tricolor promoveu mudanças. A que mais chamou atenção foi a entrada de Óscar Ruiz no ataque. O treinador explicou a sua mudança e indicou a necessidade de mais um ajuste durante o segundo tempo, quando o Tricolor conseguiu abrir o marcador com Gilberto.
 
"A formação inicial foi composta por uma troca com a saída do Thaciano e o posicionamento do Óscar Ruiz como atacante. Prevíamos um sistema defensivo mais forte do nosso adversário. A nossa construção não precisava de um jogador a mais, onde Patrick e Daniel poderiam dar conta, como deram. Por isso tomei a iniciativa de colocar o Óscar. Começamos com três atacantes, três meias e um atacante. Perdemos em competitividade, mas ganhamos em profundidade. Tivemos o ataque com o Óscar e com o Rossi. Criamos, mas houve um momento no segundo tempo que era preciso fazer uma mudança no desenho", explicou.
 
Agora, o Bahia volta a jogar contra o Independiente na próxima terça-feira (18). Sem precisar se dividir entre competições, Dado destacou o foco total na partida decisiva na briga pela liderança da chave.
 
"Tempo nem tanto, mas teremos foco concentrado em uma competição. Vamos fazer uma semana inteira pensando na Sul-Americana. Ganhamos tempo no planejamento e o foco dos atletas está todo no Independiente. Isso é bom, vamos tentar tirar proveito disso. A gente sabe que vai enfrentar as dificuldades do jogo de ida, mas vamos ter concentração total para vencer o nosso adversário fora de casa", pontuou.
 
Com oito pontos, o Tricolir lidera o Grupo B por conta do saldo positivo de seis gols.


Tags Relacionadas

após, triunfo, dado, cita, variáveis, não, anormalidade, placar, magro, bahia,

13 de Maio de 2021

Operadora de oleoduto dos EUA pagou resgate de US$ 5 milhões a hackers

Operadora de oleoduto dos EUA pagou resgate de US$ 5 milhões a hackers

A empresa Colonial Pipeline pagou aproximadamente US$ 5 milhões a hackers do Leste Europeu. A empresa se contradisse, já que no início desta semana foi divulgado que a empresa não tinha intenção de pagar um resgate para ajudar a restaurar o maior oleoduto dos EUA, segundo duas pessoas a par da transação.
 
De acordo com o Globo, a empresa pagou o elevado resgate em criptomoedas não rastreáveis horas após o ataque, destacando a imensa pressão enfrentada pela operadora com sede na Geórgia para fazer com que a gasolina e o combustível de aviação fluíssem novamente para as principais cidades ao longo da costa leste, disseram as pessoas. Uma terceira pessoa com conhecimento da situação disse que autoridades dos EUA estão cientes de que a Colonial fez o pagamento.
 
Após o pagamento, os hackers forneceram à operadora uma ferramenta de descriptografia para restaurar a rede de computadores desativada. A ferramenta era tão lenta que a empresa continuou usando seus próprios backups para ajudar a restaurar o sistema, disse uma pessoa com conhecimento das medidas da Colonial.
 
A apuração do FBI aponta que os hackers estão associados a um grupo chamado DarkSide e são especializados em extorsão digital e poderiam estar localizados na Rússia ou no Leste Europeu.


Tags Relacionadas

operadora, oleoduto, dos, eua, pagou, resgate, us$, milhões, hackers,

13 de Maio de 2021

Flamengo apresenta protocolo para final do Carioca ter 30% de público no Maracanã

Flamengo apresenta protocolo para final do Carioca ter 30% de público no Maracanã

O Flamengo está interessado em ter torcedores das arquibancadas do Maracanã na decisão do Campeonato Carioca de 2021. Nesta quinta-feira (13), o clube enviou para a prefeitura do Rio de Janeiro um protocolo de segurança sanitária com o intuito de solicitar 30% de público na partida de volta da final contra o Fluminense.  
Para definir se os trcedores serao autorizados a assistir a decisao do título estadual, a Secretaria Municial de Sáude do Rio de Janeiro irá avaliar o pedido do Rubro-negro. Inicialmente, a prefeitura da capital estava desconsiderando qualquer contingente de espectadores nos estádios, decisão que está mantida, inclusive, no jogo de ida. Porém , após reunião entre o prefeito Eduardo Paes e Rodolfo Landim, presidente do clube, o município aceitou avaliar o protocolo proposto pelo Fla. 
 
A expectativa é de que o clássico carioca faça algo semelhante à Conmebol, que conseguiu a autorização de convidados para a final da Copa Libertadores. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) apoia a avaliação do protocolo para a decisão. 
 
O Fluminense, rival do Rubro-negro da decisão, não é a favor de público nos estádios. Botafogo e Vasco, que decidem a Taça Rio, também se opõem à presença de torcida nas arquibancadas.


Tags Relacionadas

flamengo, apresenta, protocolo, para, final, carioca, ter, público, maracanã,

13 de Maio de 2021

Antônio Vieira registra novo caso de Covid e colégio suspende aula presencial de turma

Antônio Vieira registra novo caso de Covid e colégio suspende aula presencial de turma

O Colégio Antônio Vieira registrou a infecção de mais uma aluna do Ensino Fundamental com a Covid-19. De acordo com o colégio, o teste que apresentou a confirmação foi realizado na última segunda-feira (10), fazendo com que as aulas da turma fossem suspensas. 
 
O comunicado aponta que a família da garota do 8º ano relatou que ela estava assintomática e esteve na escola durante a última quinta-feira (6). As aulas do grupo serão suspensas por 10 dias. No texto, o Vieira informa que a suspensão está de acordo com a Norma Técnica GVIM/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 e orientação do Dr. Claudilson Bastos, infectologista que presta assessoria ao colégio, de acordo com o Correio da Bahia.
 
O afastamente também inclui os professores que tiveram contato com a turma até que eles sejam testados para saber se foram infectados pela doença. A retomada das aulas presenciais do 8º ano será no dia 25 de maio.
 
Já é o segundo caso positivo nesta semana. 


Tags Relacionadas

antônio, vieira, registra, novo, caso, covid, colégio, suspende, aula, presencial, turma,

13 de Maio de 2021

Feira de Santana: Gato preso em parede precisa ser resgatado por bombeiros

Feira de Santana: Gato preso em parede precisa ser resgatado por bombeiros

Agentes do 2° Grupamento de Bombeiros Militar (2°GBM/Feira de Santana) tiveram que resgatar um gato que estava preso  na parede entre duas casa, no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana, no Portal do Sertão. Para que o animal fosse resgatado, um buraco na parede teve que ser feito. 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o buraco na parece foi necessário para que o animal não ficasse estressado. Todo o procedimento foi realizado com equipamentos adequados. 
Após o resgate o animal foi avaliado e entregue para o proprietário do imóvel. Os bombeiros orientam os cidadãos sobre os cuidados com os animais domésticos. Segundo os militares, esse tipo de resgate deve ser e feito apenas por pessoas com treinamento específico para atuar em tais situações, para que a vida do animal seja preservada, assim como para evitar ferimentos.


Tags Relacionadas

feira, santana, gato, preso, parede, precisa, ser, resgatado, por, bombeiros,

13 de Maio de 2021

Nova rodada de corte de jornadas e salários já atinge 1,5 milhão de trabalhadores

Nova rodada de corte de jornadas e salários já atinge 1,5 milhão de trabalhadores

Em duas semanas de vigência do programa que autorizou uma nova rodada de acordos para redução de jornada e salário ou suspensão temporária de contratos, cerca de 1,5 milhão de trabalhadores foram atingidos pelos cortes. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (13) pelo Ministério da Economia.
 
De acordo com os dados da pasta, do número total, 638 mil acordos foram de suspensão de contrato. No caso das reduções, 458 mil dizem respeito a cortes de 70% nas jornadas e salários. Outros 293 mil reduziram em 50%, enquanto 152 mil tiveram redução de 25%.
 
No dia 27 de abril, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou medidas provisórias para que regras trabalhistas sejam flexibilizadas novamente diante do agravamento da pandemia. Com isso, foi recriado o programa de 2020 que libera os acordos e prevê uma compensação financeira paga pelo governo a trabalhadores que tiverem a renda cortada.
 
O auxílio transferido pelo governo é chamado de BEm (benefício emergencial). O programa pode durar até quatro meses. O governo não descarta a prorrogação da medida, se avaliar ser necessário.
 
Segundo o Ministério da Economia, o setor de serviços foi o que mais demandou o programa até o momento, respondendo por 51,7% dos acordos assinados. O comércio representa 25,6% do total, seguido por indústria (17,2%), construção (1,7%) e agropecuária (0,3%). Outros 3,5% não informaram a área.
 
O BEm (benefício emergencial) é calculado com base no valor do seguro-desemprego e no percentual do corte de jornada no trabalhador. O teto do auxílio, portanto, é pago em caso de suspensão de contrato e equivale ao valor do seguro-desemprego, que atualmente pode chegar a R$ 1.911,84.
 
Para bancar esse programa, Bolsonaro autorizou uma verba de R$ 9,98 bilhões. Os recursos serão usados para pagar o benefício de compensação de perda de renda. Essas despesas serão contabilizadas fora do teto de gastos -regra que impede o crescimento das despesas públicas.
 
Segundo o governo, o objetivo é evitar demissões num momento de agravamento da crise econômica.


Tags Relacionadas

nova, rodada, corte, jornadas, salários, atinge, milhão, trabalhadores,

13 de Maio de 2021

Prefeitura promove mutirão de atualização dos cadastro de doenças crônicas e comorbidades

Prefeitura promove mutirão de atualização dos cadastro de doenças crônicas e comorbidades

A prefeitura de Salvador vai promover, nesta sexta-feira (14) um mutirão para atualização ou cadastro das pessoas com as doenças crônicas (comorbidades) para acesso às doses da vacina contra Covid-19. A informação foi divulgada pelo secretário de saúde Leo Prates. 
 
Todas os 155 Postos de Saúde da capital ofertarão o atendimento desses pacientes das 08 às 16 horas. A SMS indica que antes de se dirigir ao Posto de Saúde, o paciente consulte o seu nome na plataforma digital da SMS através do site (clique aqui).
 
Caso o paciente não localize ou não tenha acesso a plataforma, deverá se dirigir ao Posto de Saúde mais próximo para avaliação médica. Após identificada a condição priorizada no Plano Nacional de Imunização contra Covid-19, o paciente com idade igual ou superior a 18 anos, terá seu nome atualizado e/ou cadastrado na plataforma digital de comorbidades da SMS (www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br).


Tags Relacionadas

prefeitura, promove, mutirão, atualização, dos, cadastro, doenças, crônicas, comorbidades,

13 de Maio de 2021

Entidades do movimento negro fazem manifestação pedindo justiça no caso Atakarejo

Entidades do movimento negro apresentaram um manifesto nesta quinta (13), durante ato que aconteceu na frente do Atakarejo do Pernambués, pedindo justiça para Yan e Bruno e comunidade do Jacarezinho. De acordo com as entidades, o ato seria "contra a falsa abolição". 
 
O movimento contou com o apoio de diversas organizações sociais, centrais sindicais, partidos de esquerda, deputados estaduais e vereadores de Salvador.
 
A ação ainda reivindicou direitos para o povo negro após 133 anos de abolição da escravidão, chamando a atenção para os altos índices de homicídio e violência, a exclusão nas políticas públicas e a necessidade de direitos garantidos que atingem à população negra neste mais de um século de "absolvição". 
 
O grupo também confirmou a realização de um novo ato no dia 29 de maio, em Salvador.


Tags Relacionadas

entidades, movimento, negro, fazem, manifestação, pedindo, justiça, caso, atakarejo,

Anterior1234