26 de Julho de 2021

Prefeitura de Salvador instala Comitê Náutico para discutir desenvolvimento do setor

Prefeitura de Salvador instala Comitê Náutico para discutir desenvolvimento do setor

Com objetivo de fortalecer o desenvolvimento da economia no setor náutico, a prefeitura de Salvador instalou nesta segunda-feira (26) um comitê para cuidar do assunto. A instalação foi feita em cerimônia com presença do prefeito Bruno Reis (DEM) e dos membros empossados.
 
O Comitê Náutico de Salvador vai reunir membros das esferas municipal, estadual, federal e da sociedade civil com o objetivo de discutir e de sugerir estratégias para o fortalecimento do turismo e atividades náuticas na capital baiana. 
 
Na cerimônia, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) apresentou um estudo com estratégias para o desenvolvimento econômico náutico no Município previstas para os próximos quatro anos. Uma das alternativas sugeridas foi a revitalização dos píeres de Salvador, começando pelo de Santa Maria situado na Barra, o que foi autorizado pela prefeitura já no evento. A intervenção vai viabilizar a criação de uma via náutica para a cidade.
 
"Nestes sete primeiros meses de gestão e de enfrentamento da pandemia, mesmo com o envolvimento para resolver uma série de questões, nós não deixamos de planejar e preparar a cidade. E agora que a pandemia começa a ceder, chegou o momento de avançarmos. Então, foi lançado esse comitê e realizado esse planejamento, por meio do Prodetur, para dinamizar e aproveitar esse potencial para Salvador", destacou Bruno Reis.
 
O planejamento para o desenvolvimento da economia náutica de Salvador prevê estratégias como a recuperação e modernização de rampas públicas de acesso ao mar; o apoio e incentivo à construção e adequação de espaços para novas marinas; o apoio institucional à legalização das marinas existentes; o planejamento para a criação de uma via náutica em Salvador e a realização de iniciativas para a recuperação ambiental do mar.
 
Também estão em pauta o programa de saneamento e a implementação de projetos náuticos sociais, por meio da criação de escolas de atividades náuticas e de cursos e qualificação profissional em náutica para jovens carentes; investimento na revitalização dos passeios náuticos desenvolvidos pelas escunas; resgate e revitalização socioeconômica dos saveiros; criação de projetos para a captação de eventos náuticos nacionais e internacionais; realização do primeiro salão náutico de Salvador; valorização da arqueologia subaquática e da etnografia do mar e criação do SAC náutico da cidade para ajudar o navegante que chega à capital.


Tags Relacionadas

prefeitura, salvador, instala, comitê, náutico, para, discutir, desenvolvimento, setor,

Últimas notícias