05 de Dezembro de 2020

'Stand Up é mais do que humor em pé, é sobre se manifestar', diz Humorista Matheus Buente

'Stand Up é mais do que humor em pé, é sobre se manifestar', diz Humorista Matheus Buente

O mercado do humor em Salvador vem crescendo desde o início da pandemia. Pessoas que antes só faziam piadas para família e amigos vêm colocando a cara na internet. Com essa tendência, a cidade soteropolitana ganhou uma casa de humor chamada "Comedy House", um espaço físico em que os humoristas podem se expressar para o público. 
 
Em conversa com os comediantes Danrlei Carvalho, Vitor Magalhães e Matheus Buente, eles contam que isso é um marco para a cidade. "Em Salvador a gente não tinha uma casa para comédia e agora a gente tem. É uma oportunidade de visibilidade da gente para conseguir mais trabalho. Além do que é um espaço no qual novas pessoas vão poder se apresentar, então fomenta o humor na cidade, já que a comédia é algo forte na Bahia", comemora Danrley. 
 
 
Apesar do crescimento dos vídeos de comédia online, Matheus explica que a forma de fazer humor no stand up e na internet são diferentes: "O humor feito online é completamente diferente do humor de palco. Tem gente que faz vídeos na internet e quando muda para o open mic (microfone aberto), não consegue se adaptar. A relação com o público, o tipo de fala é diferente. O processo de criação do Stand Up é da vivência de cada um". 
 
Victor também relata que o que faz o Stand Up ser bom é o quanto o assunto conversa com o público. "É uma técnica, uma forma de fazer comédia. Então o conteúdo é o que faz a diferença. O que faz um comediante ser mais engraçado que outro para você é o quanto aquele assunto conversa com o seu mundo." 
 
Porém, além de risos, para os humoristas, o Stand Up também é uma forma de falar sobre a vida. Questionar o que não está certo e dar visibilidade a quem antes não tinha. "Não é só sobre humor em pé, mas é você se manifestar sobre alguma coisa. Então quando a gente escreve, a gente está ali levantando a voz sobre alguma coisa. É a forma que a gente enxerga o mundo. Nosso dia a dia e o que somos", explica Matheus. 
 
Em conversa com o BN, João Pimenta também falou sobre o crescimento da cena local de humor. Ele ainda deu detalhes sobre como foi contratado para trabalhar com o Porta dos Fundos (relembre aqui).



Tags Relacionadas

stand, mais, que, humor, sobre, manifestar, diz, humorista, matheus, buente,

Últimas notícias